• Schwartz Kvist posted an update 1 year, 1 month ago

    Segundo a pregação católica, ao seguir essas regras, os fiéis garantiriam um lugar no paraíso. Além de manter a população sob controle ao regular todos os aspectos da vida da população medieval, a Igreja também pedia doações de bens aos fiéis com a justificativa de ajudar a propagar sua missão. De toda forma, o livro de Dabab Trabulsi contribui para que se entenda melhor como a historiografia francesa continua a preferir imaginar-se auto-suficiente e com uma contribuição sempre positiva para a sociedade francesa.

    • A religiosidade praticada em regiões distantes dos grandes centros, com a complacência dos padres, poderia colocar em risco o projeto educacional que pretendiam implantar.
    • Uma lista de livros proibidos foi criada, em uma época em que a imprensa criada por Gutemberg havia facilitado a difusão da cultura escrita.
    • Nesse sentido, o jornal “A Cruz” foi um veículo estratégico utilizado pela da Igreja Católica em Cuiabá-MT, para deslegitimar quaisquer ideias, princípios, posicionamentos que fossem contrárias às do catolicismo, especialmente de coloração comunista.
    • Dessa forma, a compilação de artigos publicados pela autora aqui e no exterior está à altura da sagacidade do leitor ávido por novas descobertas e possibilidades analíticas acerca do tema proposto.
    • Também os movimentos separatistas, como a Reforma Protestante do século 16, balançaram as estruturas da Igreja Romana que precisou se reformar também .
    • Com o fim das relações oficiais entre a Igreja Católica e o Estado e a derrubada da monarquia, parecia ter sido removido os últimos obstáculos que impediam o progresso nacional (MANUEL, 1997, p. 71)37.

    Outra característica que os distingue é o fato de um homem casado possa ser padre, mediante o consentimento da esposa. Na Igreja católica romana tal não seria possível, pois o celibato é obrigatório para os sacerdotes. Inspirado pelo versículo bíblico “O justo se salvará pela fé”, Martinho Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero. Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente, a afirmativa da fé cristã como único caminho para salvação eterna e a Bíblia como única fonte para a fé.

    Catolicismo No Brasil E No Mundo

    Essa postura pode ser justificada, em parte, pelo trabalho de articulação política levada a cabo pela hierarquia eclesiástica local76. E, portanto, atribuindo a igreja o seu papel de esforço e conquista, obra e trabalho em sua missão, como uma unidade espiritual a mercê da Nação Brasileira. Ainda, o conjunto formado pela hierarquia eclesiástica local, o clero e os católicos em geral, como alvo da Igreja Católica no Brasil direcionado pela Santa Sé.

    Embora houvesse uma orientação central vinda da Cúria Romana, essa ligação era flexibilizada em maior ou menor grau, por vários fatores culturais, geográficos, geracionais e sociais. Essa política em relação ao Brasil, onde a separação entre a Igreja e o Estado se deu legalmente em 1891, mas, não ocorreu “de fato” nas práticas sociais e políticas, promoveu a inserção da Igreja Católica local na esfera política, como forma de ampliar os seus espaços de atuação. Apesar disso, a Santa Sé tinha o Estado Brasileiro como fundamentalmente laico, mesmo com as conquistas legais obtidas com a influência do episcopado e das lideranças católicas. Isso incluía o Decreto que autorizou o ensino religioso nas escolas, em 1931; o projeto da Constituição, que incluía uma parte das reivindicações católicas, no final de 1933; e a inclusão dessas mesmas reivindicações na Carta Constitucional, em 1934. Independente de tudo isso, persistia no Brasil “[…] a mais exagerada separação entre os políticos movidos pelo laicismo e pelo liberalismo, e o que Estado Brasileiro estava longe de ser inspirado pela religião católica, como queria a Igreja”.

    3 A Ascensão Da Igreja Em Meio Ao Perfil Político Liberal Como Projeto Episcopal Da Santa Sé Para O Brasil

    Em curso, o Estado pareceu não fazer distinção entre o que era crime e o que era dissidência política, entre protesto e revolução. O DOPS125, salmo 103.13 de Ordem Política e Social, promovia um crescente “prontuarização”, registrando arquivos dos “indivíduos mais nefastos à sociedade”, pelo departamento, considerados subversivos pela ordem estabelecida38. Alheia a tudo isto interessava à Secretaria de Estado saber se havia no Brasil “aquela que é propriamente dita Ação Católica, com o objetivo de instrução religiosa e social dos operários reunidos em sociedade”. E que para diagnosticar a atual situação religiosa no país, também deveria se identificar e relatar a presença desse tipo de Ação Católica nas províncias eclesiásticas120.