• Estela Luísa Moura posted an update 9 months, 1 week ago

    Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incêndios é o extintor, que deve ser submetido a manutenção pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto. É instalação de equipamentos contra incêndio também, além de adquirir e conservar os equipamentos de segurança, saber manuseá-los. Como é possível perceber, o plano de emergência é um documento muito importante para evitar sinistros e saber o que fazer em situações imprevistas, especialmente as de incêndio. É assim que sua empresa conseguirá reduzir as perdas materiais, a possibilidade de existirem feridos e danos à reputação.

    Nesse caso, há uma relação direta com a frequência com a qual uma situação pode ocorrer e com os meios disponíveis para evitar que isso aconteça. Também é o caso de edifício antigos e que foram adaptados, porque há menos mobilidade nesse caso e pode haver outros problemas, como instalações elétricas deficitárias. Um plano de emergência bem executado alcança a redução dos impactos negativos e permite que a empresa sofra os menores danos possíveis.

    Quando Uma Empresa Precisa Contratar O Serviço De Bombeiro Civil?

    O Corpo de Bombeiros ou uma empresa credenciada realiza o treinamento para brigadistas e inclui exercícios teóricos e práticos. Os brigadistas aprendem a participar da prevenção e combate a chamas, além de entender o plano de segurança e o plano de emergência do prédio. Extintores de incêndio e saídas de emergência estrategicamente posicionados podem salvar vidas e evitar até o maior comprometimento de toda a estrutura em caso de incêndio. Além disso, o artigo 1.346 do Código Civil estabelece que todas as residências e condomínios devem ter seguro contra incêndio e danos materiais, e que o PPCI é obrigatório para a contratação desse seguro. Em suma, é fundamental ressaltar que a manutenção preventiva de rotina dos equipamentos utilizados no projeto para prevenção e combate a incêndios precisa ser feita regularmente.

    Instalações elétricas malfeitas, fiação antiga, exposta e a sobrecarga na rede estão entre os principais problemas. Incêndio é uma ocorrência de fogo descontrolado, com instalação de equipamentos contra incêndio de causar danos indesejáveis as pessoas, animais, edificações, equipamentos, materiais e etc. As medidas ativas de proteção abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo (automática e/ou manual); já as medidas passivas de proteção abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentação e proteção da estrutura do edifício. Prevenção de incêndio é o conjunto de medidas, ações ou preparações realizadas de forma antecipadas com objetivo de eliminar ou reduzir o risco de incêndio a um nível aceitável e controlável. O de nível 1, por exemplo, é de 6 meses, ao passo que os extintores de Gás Carbônico requerem inspeção anual. No caso dos de nível 3, a inspeção é feita somente a cada 5 anos a menos que o cilindro sofra algum dano grave, como corrosão, essa manutenção precisa ser antecipada.

    Qual A Importância De Um Pae Nas Empresas?

    Mas, apesar de ser uma ação obrigatória, é preciso ter consciência de que o plano de prevenção e combate a incêndios é importante para preservar patrimônios e, principalmente, vidas. Mas, atrelado ao plano de prevenção, deve existir também o plano de combate a incêndio. Ele, inclusive, possui um roteiro de práticas para mitigar os danos em casos de focos de chamas. Por isso, é importante entender o termo “combate” dentro do contexto de prevenção a incêndios. Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante.

    Quais são os principais métodos de prevenção contra incêndios?

    1. Não permita o uso do cigarro. Antes de mais nada, você deve saber que fumar em locais públicos — abertos ou fechados — é proibido por lei.
    2. Preze pela manutenção da rede elétrica.
    3. Conte com equipamentos de prevenção e combate ao incêndio.
    4. Treine os colaboradores.

    Quem pode fazer plano de combate a incêndio?

    “1) São competentes para assinar projetos de incêndio em ambientes residenciais, comerciais e industriais os seguintes profissionais registrados no Crea: Engenheiros Civis; Engenheiros Mecânicos; Engenheiros de Segurança do Trabalho.