• José Augusto Campos posted an update 11 months ago

    O primeiro passo é definir e classificar a edificação quanto ao seu uso e ocupação, como, por exemplo, hospitais, escolas, shoppings, etc.; a altura a ser construída, a área ocupada e se o risco de incêndio é baixo, médio ou alto. Por se tratar de um projeto detalhado e técnico, deverá ser elaborado por profissionais capacitados, como dito acima, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros e normas técnicas. Todas as medidas e equipamentos tem a finalidade de ajudar a combater o incêndio, facilitar a evacuação do local, proteger as pessoas e o patrimônio físico. Com 16 anos de experiência no segmento deprevenção, detecção e combate a incêndios, nós aqui da Airduto, contamos com os melhores equipamentos para execução do seu PPCI.

    A cultura de prevenção vem sendo construída de forma muito firme e sólida e que possibilita que as pessoas entendam que a segurança não é mais algo subjetivo. As pessoas têm que ver onde estão instalados os sistemas, entender a sua rota de fuga dentro da edificação, e saber a quem recorrer se um incêndio ou algo errado acontecer. 4) Realizar testes periódicos para certificar-se do perfeito funcionamento do sistema como um todo, observando os procedimentos recomendados em normas técnicas. 3) A fiação do ramal de alimentação do prédio deve ser instalada no interior de eletrodutos de ferro e passar por locais protegidos, visando garantir a integridade da mesma em caso de incêndio. O PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios) é elaborado pelo Corpo de Bombeiros e imposto pelos órgãos públicos para qualquer imóvel, a fim de garantir segurança às pessoas. Este plano é utilizado para imóveis residenciais, comerciais, industriais, shoppings e pavilhões, com projetos específicos para cada categoria.

    Que Tipo De Empreendimento Precisa Elaborar Este Projeto?

    Primeiro, os profissionais terceirizados possuem treinamento específico, garantindo que todos os funcionários estejam capacitados para agir de forma segura e eficaz em caso de emergência. Além disso, terceirizar o serviço de bombeiros civis significa que qualquer problema de saúde que surja no local pode ser tratado rapidamente por profissionais qualificados. Por fim, isso assegura que um alto nível de segurança e conformidade seja mantido em todo o estabelecimento.

    Quais os planos devem ser seguidos para saber quais os procedimentos devemos tomar em situações de emergência?

    1. Alerta.
    2. Análise da Situação.
    3. Comunicação Interna e Externa.
    4. Plano de Abandono.
    5. Ponto de Encontro.
    6. Primeiros socorros.
    7. Corte de energia.
    8. Isolamento da área.

    Na maioria dos estados, o Corpo de Bombeiros tem a responsabilidade de fazer e revisar essa legislação. É sabido que para atuar como bombeiro civil é necessário fazer curso e passar por treinamentos, e assim, conseguir agir de forma correta e segura diante de situações de emergência. Mas é importante informar que além de fazer o curso exigido, para ser um Bombeiro Civil é preciso ter características específicas e perfil adequado. Desafios diários, conter incêndios, prevenir acidentes, resgatar pessoas, ajudar os demais arriscando a própria vida são algumas atividades exercidas por esses grandes profissionais.

    A Importância Das Normas De Prevenção E Combate A Incêndios

    Os bombeiros civis são profissionais que atuam na área de prevenção e combate a incêndios. São responsáveis por garantir a segurança das pessoas e dos bens em edifícios, indústrias e outros locais. Além de sprinkler instalação resgates em situações de emergência, o papel de um bombeiro civil também inclui educar as pessoas sobre como se comportar com segurança no trabalho. Ele deve demonstrar como evitar situações de risco e o que fazer em caso de fatalidade. O NR35 é o nome da Norma Regulamentadora, que tem o objetivo de garantir a segurança no trabalho e a saúde dos trabalhadores envolvidos em atividades de risco.

    Quais os planos devem ser seguidos para saber quais os procedimentos devemos tomar em situações de emergência?

    1. Alerta.
    2. Análise da Situação.
    3. Comunicação Interna e Externa.
    4. Plano de Abandono.
    5. Ponto de Encontro.
    6. Primeiros socorros.
    7. Corte de energia.
    8. Isolamento da área.