• Vitória Beatriz Ferreira posted an update 2 weeks, 2 days ago

    Como eles não percebem indícios normais da interação social, eles podem parecer socialmente ineptos, indiferentes ou autoabsorvidos. Eles raramente reagem (p. ex., sorrindo ou gesticulando) ou demonstram emoção em situações sociais. Eles têm dificuldade de expressar raiva, mesmo quando são provocados. Eles não reagem adequadamente a acontecimentos importantes da vida e podem parecer passivos em resposta a mudanças nas circunstâncias.

    Como atender às necessidades do traço de caráter oral?

    Esses traços formam os cinco tipos de corpo que vemos em cada ser humano. Esse traço de caráter é formado devido a traumatizações sofridas ainda dentro do útero. Dessa forma, o mundo externo da mãe, vai influenciar no mundo do bebê, apesar de ele não entender o conceito de mãe ainda ou o conceito de mundo externo. Enfim, os benefícios trazidos por esse método estão no conhecimento das nossas dores e também de nossos recursos e super poderes. Quando nos conhecemos, podemos fazer escolhas saudáveis na nossa vida e no dia a dia.

    O que é análise corporal?

    • A inflexibilidade de sua personalidade pode causar grande sofrimento e interferir em muitas áreas da vida, incluindo o funcionamento social e do trabalho.
    • O sistema nervoso dela já interage com esse mundo e muitas vezes acontece algo do lado de fora no universo da mãe que afeta e interfere na estrutura desse mundo.
    • Quando não encontram em quem depositar essa dependência, eles podem manifestar vícios como compras, apostas, bebida, cigarro, comida ou se tornar usuários de substâncias tóxicas.

    Em seguida é feita a verificação das características do tronco, do quadril e das pernas, tanto de frente quanto de lado e de costas. Por fim, começa o chamado “show de mágica”, que é quando o analista explica para o cliente, em detalhes, como sua mente funciona a partir da análise do formato de seu corpo. O traço de caráter oral é aquele que faz de você uma pessoa sensível, emotiva, falante, chorona mesmo, que gosta de se conectar e interagir com as pessoas, animais, natureza, mas de preferência ao vivo! Na falta de companhia e por conta da sensação de solidão absoluta, pessoas orais são dominadas pelo medo de serem abandonadas, a ferida emocional registrada no inconsciente delas no período da amamentação.

    Tronco do traço oral

    O nome dos traços de caráter foi dado muito antes que houvesse uma popularização negativa do termo psicopata. Quando o ele consegue suprir suas necessidades sozinho, se sente satisfeito e independente. Isso é de extrema importância para ativar seus recursos, alcançando um grande potencial nas áreas da comunicação, culinária, o cuidado com outras pessoas ou animais. O esquizoide surge como mecanismo de defesa para proteger contra essa dor. Conforme concentra energia no cérebro e se desliga da realidade, o esquizoide desenvolve um poder criativo acima do normal.

    • Tem os olhos saltados e esbulhados, com a expressão de olhos que não conectam, mais desfocado.
    • Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter.
    • É aqui que se forma pela primeira vez o tão falado Triângulo Edípico De Freud.
    • Como eles não percebem indícios normais da interação social, eles podem parecer socialmente ineptos, indiferentes ou autoabsorvidos.
    • Por outro lado, quando nenhuma necessidade é atendida, temos o oral da falta.

    Frieza ou apatia emocional

    Agora é hora de falar do caráter rígido, que é quando a mielinização da medula termina e vai trazer novas ramificações nervosas para a região genital. É nessa hora que o caráter masoquista sente a dor da humilhação. A criança faz nas calças porque ainda não tem estrutura nem física, nem neural, para controlar. Como alguém sempre briga com ela, por mais que seja com a intenção de educar, de ensinar, a criança acaba se sentindo humilhada. Para garantir que suas necessidades sejam bem atendidas, o oral desenvolve uma habilidade incrível de se comunicar, de falar, de se conectar com as pessoas e de sentir. O sistema nervoso dele entende que, para sobreviver no mundo, precisa manter a energia na cabeça e mandar pouca energia para o resto do corpo.

    Do momento em que você nasceu até que completasse o primeiro ano, o seu corpo ficou mais “escorrido”, arredondado e molinho, seu sorriso se tornou grande e seus olhos de conectaram para sempre manter as pessoas por perto. Essa é a formação do traço de caráter Oral (nome científico) que eu prefiro chamar de Comunicativo e Emocional. O traço de caráter esquizoide apresenta uma desconexão com a realidade, sendo ela interna ou externa. Ou seja, ele rejeita a verdadeira realidade e cria seu próprio universo, tendo dificuldades para lidar com a parte prática e material do cotidiano. Ademais, possui uma falta de unidade corporal, sendo um corpo fragmentado, o que provoca uma sensação de um corpo sem vitalidade, movimento e energia. A coluna cervical leva ramificações nervosas para os braços, pescoço, boca, e, com isso, o bebê vai ganhar muitas novas sensações e aprendizados. Esse traço se forma ao longo do processo de mielinização do sistema nervoso do traço oral que constroi o nosso sistema nervoso.

    Esse comportamento às vezes cria um acúmulo de raiva que ele não se permite sentir, pois tem dificuldade em expressar seus sentimentos. A criança, com a sua percepção reduzida, não entende que aquilo poderia fazer algum mal para ela. Por essa razão, ela se sente controlada quando toma certas atitudes. O mecanismo de defesa nessa fase, faz a criança desenvolver um processo de manipulação e desconfiança. A pessoa com essa predominância tem um olhar que conecta, rosto aredondado, pode haver um afundamento no peito, nádegas escorridas com culote, pernas curtas, muitas vezes os joelhos são em X. Para ajudar essa pessoa, você pode começar respeitando os seus limites.

    Pessoas do traço de caráter oral podem ser magras?

    Lembre-se que um profissional só pode levar seu cliente até onde ele já foi. A análise corporal é um método de autoconhecimento que nasceu no Brasil, apesar da base desse conhecimento ser mundialmente conhecida. Poucos profissionais brasileiros estão preparados para oferecer a análise corporal em inglês com segurança. A fundamentação da análise corporal, ou análise do caráter vem, em boa parte, do início do século 20, na época de Freud. Em resumo, ela foi baseada em conhecimentos de Wilhelm Reich e Alexander Lowen. Estar no recurso dos traços de caráter, por sua vez, é leveza, é sentir que está no fluxo, é sentir que pode, é ter coragem pra viver, pra escolher, para agir, sentir e fazer. É quando seus traços de caráter estão sendo atendidos e estão funcionais.