• João Alencar Teixeira posted an update 11 months, 2 weeks ago

    Por isso, é mais que necessária a revisão trimestral ou semestral das instalações elétricas do estabelecimento. Por isso, contrate um técnico qualificado para fazer sempre todos como comprovados. Para fechar com chave de ouro a lista com os quatro equipamentos de combate a incêndio que não podem faltar no seu ambiente, está a mangueira. Esse dispositivo facilita a ação dos bombeiros, já que através dela fica mais fácil chegar a área de risco e apagar o fogo com rapidez e agilidade. Em geral, esses equipamentos de combate a incêndio contam com botoeiras posicionadas em áreas estratégicas e de fácil acesso, bem como sensores automáticos para detecção de fogo ou fumaça. Edifícios ou espaços comerciais, link com mais detalhes , ou de prestação de serviços e os prédios de apartamentos residenciais são obrigados a possuir o sistema de proteção e combate a incêndios.

    Mudanças em seus produtos e atividades podem ditar mudanças no seu sistema de proteção contra incêndios. A proteção contra incêndio deve ser entendida como o conjunto de medidas para a detecção e controle do crescimento e sua consequente contenção ou extinção. A prevenção de incêndio envolve tanto a educação da população como a correta instalação de medidas de proteção contra incêndio. Prevenção e Combate a Incêndio é o termo utilizado para se referir as medidas de segurança preventiva, saber mais para evitar atos e condições inseguras, com potencial de gerar incêndio.

    Combate E Prevenção A Incêndio

    A brigada de incêndio é obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários, mesmo assim, o treinamento pode fazer a diferença em casos de acidentes. Para ser eficaz, a sinalização de emergência deve avisar os riscos existentes, direcionar as ações de combate e auxiliar a localização dos equipamentos assim como as rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio. Todo projeto da construção deve ter como objetivo garantir a funcionalidade do local e também a segurança total da estrutura e das pessoas que utilizarão o espaço.

    Essa classificação, de acordo com Corpo de Bombeiros, é utilizada para determinar quais equipamentos de combate a incêndio devem estar presentes na edificação ou área de risco. Um bom sistema de prevenção e combate a incêndio, além de proteger a vida de cidadãos que utilizam tais repartições, resguarda o patrimônio como edificações e equipamentos necessários para que uma indústria funcione. Muitas vezes, o maquinário tem um custo muito mais elevado do que a própria implantação de um sistema de combate a incêndios, por exemplo. Além disso, uma manutenção realizada por profissionais qualificados garante o melhor desempenho, aumentando a sua vida útil e minimizando os riscos de não ou mal funcionamento do sistema em uma situação de emergência, salvando vidas.

    Como A Falta De Manutenção Na Rede Elétrica Leva Ao Aumento De Incêndios?

    Para ter acesso a mais conteúdos sobre engenharia e construções, assine nossa newsletter e receba excelentes materiais diretamente em seu e-mail. É importante ressaltar que todas as edificações estão classificadas pela mesma norma (NBR – 2000) que estão classificadas em grupos de acordo com a ocupação e dimensão do empreendimento. Para elaboração de um sistema eficiente, é preciso contratar um profissional devidamente credenciado no Corpo de Bombeiros e com registro no CREA para recolhimento das ART’s – Anotação de Responsabilidade Técnica. Ele irá avaliar a edificação, bem como sua finalidade e desenvolver um projeto que vai ser apresentado ao Corpo de Bombeiros.

    Qual a importância da prevenção e combate a incêndio?

    Por fim, os sistemas de proteção contra incêndios são fundamentais para garantir a segurança das pessoas e preservar o patrimônio, além de ajudar a evitar custos elevados em caso de incêndios.