• Maria Clara Pereira posted an update 9 months ago

    O aparelho móvel, assim como fixo, requer a adesão de cuidados específicos para o seu bom estado, o sucesso do tratamento e para a prevenção de complicações relacionadas à saúde bucal. Tal como os demais modelos de aparelho, o aparelho móvel promove o alinhamento da arcada dentária, tal como correção da mordida. Como o próprio nome indica, o principal diferencial do aparelho é o fato dele ser removível, o que proporciona uma série de benefícios ao longo do tratamento. Quem usa um aparelho móvel também deve tomar cuidado com a higiene bucal e limpar bem o dispositivo, isso pode ser feito escovando o aparelho. Quem usa um aparelho deve ter um cuidado redobrado na hora de escovar os dentes. O ideal é que o paciente escove os dentes com uma escova macia e passe fio dental após todas as refeições.

    Para a língua, vale fazer um movimento de “varrer” – eliminado a saburra lingual. Já para os dentes, os movimentos devem ser leves e contínuos, sempre no sentido horário para remover a placa bacteriana de maneira completa. É muito importante mantê-lo em local apropriado, uma vez que ele terá contato direto com a boca do Cliente. Por isso, é necessário manter a caixinha limpa e frequentemente esterilizada. Além disso, é indicado ao Cliente levá-la sempre consigo, evitando embrulhar o Aparelho em guardanapos, o que pode acarretar perdas.

    Dicas De Manutenção Do Aparelho Ortodôntico

    O aparelho extrabucal é feito por cinta de nylon que tem como sustentação a parte de trás do pescoço ou na cabeça. O aparelho ortodôntico também varia quanto ao estilo, características e objetivos específicos. Contudo, a sua principal indicação é a manutenção dos resultados adquiridos pelo fixo metálico. Por fim, o seu uso deve ser indicado pelo dentista, que analisa as particularidades da dentição do paciente e suas necessidades específicas.

    • Evite faltar ou remarcar as consultas com o dentista e lembre-se que o retorno deve ser  feito no período acordado para não atrasar ou prejudicar a correção do seu sorriso.
    • Nem pense em tentar resolver os problemas relacionados ao aparelho por conta própria, pois isso pode acabar agravando-os.
    • A posição da escova também influencia e deve estar sempre em um ângulo de 45º em relação ao dente e em direção à gengiva.
    • Geralmente, as pessoas que utilizam aparelho dentário necessitam de um material auxiliar para passar o fio entre os dentes.
    • Afinal, ela pode danificar as cerdas da escova de dente, comprometendo a qualidade da higiene do aparelho ortodôntico e aumentando as chances de o paciente queimar a boca.

    Uma dica para quem usa aparelho é utilizar uma escova com uma grande quantidade de cerdas ultramacias. Dessa forma, é possível limpar os dentes de maneira completa, evitando que restos de comida fiquem presos nos braquetes. cirurgião dentista da estratégia da saúde da família um modelo que não utiliza bráquetes ou fios e pode ser retirado para limpeza. Promove, ainda, uma movimentação suave dos dentes, reduzindo as principais queixas de desconforto e ansiedade.

    Contato

    Por conta disso, é fundamental fazer uso de um “passa fio”, já que ele facilita a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes. A escovação correta é a que minimiza de várias maneiras o acúmulo de impurezas na boca. Logo, é indicado que todas as pessoas façam uma limpeza mais detalhada do que a cotidiana. Geralmente, as pessoas que utilizam aparelho dentário necessitam de um material auxiliar para passar o fio entre os dentes.

    O que acontece no primeiro mês de aparelho?

    Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada. As consultas podem ser mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso.

    Qual o tempo máximo que uma pessoa pode usar aparelho?

    No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.