• Caio Augusto Barros posted an update 1 year, 2 months ago

    Sejam recém-formados ou médicos experientes, quando a decisão de mudar de país é tomada, muitas vezes é preciso recomeçar o caminho profissional. E este novo começo pode passar pelo ingresso em uma nova especialidade médica, que exige a realização da residência médica em Portugal. A residência com pré-requisito é aquela que exige uma especialidade anterior. A cardiologia, medicina intensiva e pneumologia, por exemplo, exigem uma residência anterior. Normalmente, a pessoa deve ter concluído a capacitação em clínica médica, cirurgia geral, cirurgia plástica ou ortopedia.

    • O processo seletivo para conseguir uma vaga em seu programa de Residência Médica é bastante concorrido, e conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho , que é referência nacional.
    • Em nosso blog, você encontra um guia definitivo e um guia estatístico, que indica os conteúdos mais recorrentes na avaliação.
    • Está demonstrado na prática e em pesquisas que, ao concluir o R2, o profissional tem plena condição de oferecer a melhor assistência aos cidadãos.
    • Logo após ser aprovado, o momento é de muito trabalho e expediente longo, comcarga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões e um dia de folga.

    A segunda fase, por sua vez, é de responsabilidade exclusiva da instituição escolhida e inclui a análise curricular. Além de decidir qual especialidade seguir, outra grande dúvida que aparece no final da graduação de Medicina é qual instituição tentar ingressar na Residência Médica. No centro dos artigos haverá uma lista com recomendações com as especialidades informadas. Conteúdo criado em parceria com a Medcel, empresa especialista em cursos preparatórios para Residência Médica, Revalidação e Título.

    Saúde

    Uma possibilidade de residência médica que você pode realizar logo após a formatura é a de Cirurgia geral. Ela ocupa um dos primeiros lugares no ranking de especialidades mais procuradas, principalmente por ser um pré-requisito para todas as outras residências em Cirurgia. Dessa forma, exige bastante dedicação, tanto para o ingresso quanto para a manutenção no curso. Se você já assistiu a alguma série médica de televisão, como Greys Anatomy ou ER, lembra da figura do residente médico dentro do hospital. Saiba que, apesar de diversas diferenças entre os personagens e a vida real, a residência médica é um processo não só real como muito importante para a formação de um profissional da área.

    E As Piores Especialidades Médicas, Quais São?

    As áreas de atuação são amplas, indo de consultórios próprios até a clubes esportivos. Existem poucos profissionais e uma grande demanda, e com isso tende a crescer o número de especialistas e também por conta da consolidação da profissão após as Olimpíadas e Copa do Mundo de futebol. Uma das 3 principais especialidades da Medicina e a com o maior campo de trabalho. rinoplastia paraíba do sul nela acaba aprendendo de tudo um pouco e vai ter uma visão ampla do paciente, atuando no combate de doenças de baixa e alta complexidade. Pré-requisito para quem quer fazer RM em uma especialidade clínica – com exceção de dermato e neurologia. Uma Medicina alternativa e complementar que serve de terapia para o corpo.

    Se você está em dúvida sobre qual prova realizar, aqui no Revisamed você tem as informações sobreos principais editais de Residênciano país. Por isso, logo após a primeira etapa, estabeleça umarotina de estudos, definindo os tópicos que mais precisam ser estudados e conferir as áreas mais cobradas pelas bancas. Antes de tudo, é necessário seorganizar e planejarpara ter a melhor aprendizagem nos estudos. Primeiramente,selecione os editaisde Residência Médica de seu interesse e veja como foram asprovas nos anos anteriores. No processo seletivo daUnifesp 2023, por exemplo, foram ofertadas47 vagasem Clínica Médica, com677 candidatosinscritos, o que representa14 candidatos por vaga.